Rio Grande do Norte terá 50 eventos até 2027 para aquecer o turismo

Até 2027, já estão previstos para acontecer 50 eventos de pequeno, médio e grande porte que foram captados pela Natal Convention Bureau, entidade que reúne as principais associações e empresas do setor ou ligadas direta ou indiretamente.

16 de agosto de 2023

Reprodução

Quando um visitante chega à Natal para participar de um evento, ele costuma utilizar mais os serviços locais, consumir e gastar mais do que aquele visitante que vem a lazer. Em média, gastam R$ 740 por dia, ajudando a fomentar toda uma cadeia de atividades. A importância desse turismo para o setor se torna ainda mais evidente durante a baixa estação, que é quando o segmento mais necessita ser fomentado. Até 2027, já estão previstos para acontecer 50 eventos de pequeno, médio e grande porte que foram captados pela Natal Convention Bureau, entidade que reúne as principais associações e empresas do setor ou ligadas direta ou indiretamente.

“A partir do momento que a gente consegue trazer um evento para cá, todo o turismo é beneficiado. Temos compreendido, através de pesquisas junto à Fecomércio/RN, que esse turista deixa um ticket médio de 30% a 40% a mais do que o chamado ‘turista do sol e mar’”, conta  o presidente Executivo da Natal Convention  Leandro Martins.

Ele explica que a pandemia da covid-19 deixou  uma demanda reprimida que começou a responde muito bem assim que o distanciamento social foi flexibilizado, mas que é preciso promover a cidade para que o ritmo se mantenha. Esse trabalho tem garantido uma agenda que conta, até o momento, com 50 eventos até 2027. Até o final do ano, novos eventos que ainda estão em fase de captação devem aumentar esse número.

“São eventos, na maioria, técnico-científicos, médicos e corporativos que passaram dois anos sendo realizados on line. Mas a experiência do destino é totalmente diferente. A experiência do sol e mar, gastronomia, contato com os outros participantes, a experiência física não se compara…”, pontua Leandro Martins.

A previsão com os eventos previstos é de 45 mil participantes e mais 7.750 acompanhantes. Isso porque, 12,3% desses turistas trazem familiares junto.

Outra característica é que a permanência deles gira em torno de 5,5 dias uma vez que, na maioria das vezes, eles continuam na cidade após o evento. Numa rápida estimativa, a quantidade de eventos já captados resulta em mais de 290 mil diárias nos hotéis, sem contar com o consumo nos bares, restaurantes, receptivos e outros serviços turísticos que disponíveis.

O trabalho de captação que é feito hoje reflete em mais ou menos um ou dois anos porque essa captação geralmente ocorre em eventos que vão acontecer em anos subseqüentes. A Natal Convention Bureau diz que esse esforço precisa ser permanente e, pensando nisso, além de repaginar o site http://www.natalcvb.com.br lançou, nesta segunda-feira (14), a campanha institucional “Natal, onde ser feliz é o melhor negócio”, desenvolvida a partir do convênio firmado com a Secretaria Estadual de Turismo, através da Emprotur, para apresentar Natal como destino de eventos.

“A campanha consiste em aumentar nosso fluxo de turistas. O Governo do Estado tem trabalhado em parcerias para isso com iniciativas no setor de promoção e marketing e trabalhando em campanhas cooperadas, com operadores de turismo e feiras, além da capacitação de agentes de viagens”, acrescenta a diretora da Emprotur, Molga Freire.

Eventos são essenciais na baixa estação

O presidente da Associação Brasileira da Indústria dos Hotesi (ABIH/RN), Abdon Gosson, reforçou que os investimentos na promoção do turismo potiguar não podem cessar. “Os hotéis estando cheios, significa que o turismo está aquecido. Investimento em eventos e promoção do turismo, quanto mais se fizer, mais retorno teremos. Dentro das possibilidades, as iniciativas estão acontecendo, mas quanto mais investimento a nível de governo do estado, prefeitura e entidades, melhor para a captação e quantidade de turistas circulando”, enfatizou.

Gosson pontuou ainda que o segmento de eventos é essencial na baixa estação para atrair visitantes. “É o turista que deixa o dobro de dinheiro e acontece na baixa estação, que é quando estamos com pouco turistas de lazer. Então, tudo se encaixa. É muito importante que a cidade esteja cheia de eventos na baixa estação e a gente só consegue captar e trazer esses eventos com trabalho feito a nível de governos, Convention Bureau e entidades do setor”, disse ele.

A secretária de turismo de Natal, Ohana Fernandes, destacou que da parte do município esse incentivo está acontecendo. “Incentivamos e participamos de perto. Garantimos presença, por exemplo, na EBS (Evento Business Show), maior feira do gênero no país em parceria com a Convention Bureau e tivemos bons frutos com o fechamento de mais eventos para Natal”, frisou.

Além de Natal, a diretora de promoção turística da Emprotur, Naiara Santana, diz que há expectativas de outras cidades também se tornarem destino de eventos nos próximos anos, se conseguirem garantir estrutura para recebê-los. “Estamos próximos para saber o melhor momento de entrar como parceiros, não só como destino de incentivo, mas corporativo. Contudo, depende da capacidade que o município tem para receber eventos. Temos informações de que estão chegando resorts em São Miguel do Gostoso, por exemplo, onde também poderemos ter espaços para receber eventos”, disse ela.

Info: Tribuna do Norte
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