O trecho começa a operar na primeira semana de junho e terá frequência de três voos por semana.
A partir do próximo dia 30 de janeiro turistas estrangeiros terão um novo voo para visitar o Brasil. O Ministério dos Portos e Aeroportos, o Ministério do Turismo, a Prefeitura do Recife (PE), a Azul Linhas Aéreas e a Embratur anunciaram o início da venda de passagens para a rota aérea que liga a cidade do Porto, em Portugal, à Recife, em Pernambuco. O trecho começa a operar na primeira semana de junho e terá frequência de três voos por semana.
A nova rota é resultado de uma articulação conjunta entre o MPor, o MTur, a Embratur, o Governo do Estado de Pernambuco e a Prefeitura do Recife para fomentar o desenvolvimento de voos que liguem o Brasil com o mundo.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, salientou a importância da implementação do novo trecho e afirmou que será mais um meio de impulsionar o turismo no país. “Eu e o ministro Celso Sabino estamos comemorando demais o resultado do trabalho que a gente teve para a implementação desta rota aérea. Tivemos no último ano a maior arrecadação que o Brasil já teve, superando a Copa do Mundo de 2014 e o maior número de turistas internacionais de todos os tempos. A ideia de que o Brasil voltou, de que o Brasil se recoloca no mundo neste momento, é comprovada pelo turismo internacional”, enfatizou.
O ministro Silvio Costa Filho destacou a relevância da iniciativa e reforçou o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento da aviação internacional. “Mais conectividade com o mundo significa mais turistas descobrindo a riqueza da cultura brasileira, mais empregos sendo criados e uma economia fortalecida. O Governo Federal permanece firme no compromisso de ampliar investimentos e garantir aeroportos cada vez mais seguros, modernos e preparados para receber visitantes”, afirmou.
Celso Sabino, ministro do Turismo, destacou a importância de aproximar o Brasil de grandes mercados consumidores, como a Europa. “Encurtar a distância entre o Brasil e um mercado tão relevante significa muito para o turismo interno. Cada iniciativa que promove essa aproximação é fundamental para atrairmos mais turistas estrangeiros, melhorando a renda do povo brasileiro”, declarou.
Na ocasião, o prefeito de Recife, João Campos, agradeceu o trabalho conjunto do Governo Federal com a Prefeitura da capital. “É importante destacar esta visão estratégica de captar um voo para uma rota que não existe. Não há nenhuma conexão do Nordeste brasileiro com a cidade do Porto e agora teremos esta conexão e ainda sendo feita por uma companhia aérea brasileira”, ressaltou.
Nordeste em destaque
Os estados do Nordeste têm ganhado destaque no trabalho realizado pela Embratur para angariar visitantes estrangeiros para o país. Em 2024, foi registrado um crescimento de mais de 40% na entrada de turistas internacionais pelos nove estados nordestinos.
“Quero parabenizar o Recife e dizer que o Nordeste inteiro tem crescido. O crescimento internacional foi de 18% no Brasil. Já no Nordeste foi 40%. Então, esta região tem sido um dos lugares de maior sucesso nessa política de abertura para que os turistas internacionais possam vir para cá”, ressaltou Freixo..
O diretor institucional da companhia aérea Azul, César Gandolfo, também classificou o apoio do Governo Federal como ponto fundamental para a consolidação da rota. “Desde que começamos a negociar este voo, contamos com o apoio e o envolvimento de todos vocês, que foi extremamente importante e continuamos com o objetivo de incentivar que os brasileiros continuem viajando e que continuemos tendo êxito nesta retomada do setor aéreo.”