Movimentação econômica foi de R$ 2,7 bilhões durante os seis dias de folia; veja mais dados abaixo.
Foto: reprodução
O Carnaval do Recife deste ano bateu recorde de público, recebendo 3,5 milhões de foliões nos seis dias de festa. No período, mais de R$ 2,7 bilhões foram injetados na economia, gerando 58 mil empregos temporários. Os números são do balanço divulgado hoje (5) pela Prefeitura do Recife.
Foram 50 polos espalhados pela capital pernambucana e mais de três mil apresentações culturais, sendo 98% compostas por atrações da cultura popular. A ocupação hoteleira da cidade foi de 97% no período e mais de oito mil servidores municipais atuaram durante todo o período.
Potência cultural e econômica do Carnaval do Recife
O prefeito do Recife, João Campos, fez uma avaliação do balanço apresentado nesta manhã, ressaltando a potência cultural e econômica desta grande festa.
“Este sempre é um momento muito especial para a nossa cidade e mais uma vez fizemos um grande Carnaval. Atingimos todas as expectativas e até superamos, atingindo a movimentação econômica prevista, passando de mais de 58 mil postos de trabalho formal e informal e o mais importante: temos a satisfação das pessoas que aqui vieram. Mais de 96% dos foliões apontam o Carnaval do Recife como ‘ótimo’ e ‘bom’ e 98% desejam voltar. Então, se temos o público achando tudo muito bom, sabemos que o trabalho foi bem feito”
“Tenho certeza de que o Recife se consagra, ano após ano, como realizador de Carnaval de rua justo, democrático, misturado, com muita cultura, várias linguagens diferentes e apresentando a força cultural do Recife e de Pernambuco. Isso tudo é o que torna o nosso Carnaval tão grande e recomendado e vamos seguir esse caminho para fazer uma festa ainda maior no ano que vem”, acrescenta.
A secretária de Cultura, Milu Megale, ressaltou o sucesso que foi a realização da festa. “Podemos dizer que o Carnaval do Recife foi uma celebração da nossa cultura popular. Nosso diferencial é ser um carnaval de rua e foi isso que celebramos nestes seis dias de festa. Batemos todos os recordes esse ano, desde a quantidade de apresentações até a de foliões e retorno econômico para a cidade”, explica.
Thiago Angelus, secretário de Turismo, destacou o trabalho realizado pelas diferentes equipes para se alcançar o resultado esperado. “Não apenas confirmamos nossas expectativas, mas como superamos elas. Nossa Rota da Folia, por exemplo, é um projeto que deu muito certo e, com certeza, veio para ficar. Também ficamos muito satisfeitos porque não apenas as pessoas que estavam no Recife vivenciaram a nossa festa: através da nossa transmissão, conseguimos alcançar 82 países. Os números mostram o resultado de um longo trabalho realizado pela Prefeitura do Recife. E agora já estamos organizando o Carnaval do ano que vem para que ele seja ainda maior”, frisa Angelus.