Celebrações da Semana Santa incrementam turismo religioso no interior da Bahia

As tradições ganham um significado especial na Semana Santa, que atrai muitos visitantes a municípios do interior.

6 de abril de 2023

Reprodução

Um dos segmentos turísticos mais importantes da Bahia é o religioso católico, pelo número de igrejas históricas espalhadas por todo o estado e roteiros que incluem santuários e celebrações da fé do povo baiano. As tradições ganham um significado especial na Semana Santa, que atrai muitos visitantes a municípios do interior.

Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, a Procissão do Fogaréu será realizada, nesta quinta-feira (6), em Serrinha, na zona turística Caminhos do Sertão, e completa 90 anos. A comemoração tem o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). Fiéis fazem o trajeto de cinco quilômetros, da Catedral de Serrinha até a Colina de Nossa Senhora de Santana, levando tochas e velas acesas, para reviver o sofrimento de Jesus. São esperados 35 mil visitantes, a maioria dos 20 municípios da região sisaleira.

“Pessoas saem de casa e buscam a direção de algum lugar que represente o sagrado, a chamada fé peregrina. Por isso, idealizamos a criação de um espaço de acolhimento para esse tipo de turista, e esperamos contar com a ajuda do Estado”, sinalizou o pároco da Catedral de Serrinha, George Roberto.

Em Bom Jesus da Lapa, nos Caminhos do Oeste, cerca de 15 mil visitantes são esperados, nesta semana, para as celebrações da Igreja Católica, em parceria com a Setur-BA. O ponto alto acontece na Sexta-feira da Paixão, quando romeiros da Bahia e de outros estados e moradores da cidade sobem a gruta do Bom Jesus, com 90 metros de altura, reproduzindo a via sacra.

COMPARTILHE:


COMENTE: