Em 2023, a praia ficou poluída 12 meses consecutivos, sendo essa a primeira vez que a praia está considerada limpa desde então.
Após mais de um ano poluída e inadequada para banho, a Praia de Areia Preta, na Zona Leste de Natal, voltou a ficar considerada própria para banho neste fim de semana, como apontou o boletim semanal de balneabilidade do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) publicado no último dia (17) de agosto.
Essa é a primeira vez em mais de um ano que o trecho da escadaria de Mãe Luiza apresentou níveis tolerantes de coliformes fecais na água por cinco semanas consecutivas. Isso porque, a praia era destino direto para o despejo de esgoto in natura de estabelecimentos de luxo na região. Em 2023, a praia ficou poluída 12 meses consecutivos, sendo essa a primeira vez que a praia está considerada limpa desde então.
A melhora da balneabilidade foi observada durante as últimas semanas do mês. No entanto, para uma praia ser considerada própria para banho, os níveis de coliformes termotolerantes devem permanecer abaixo de 1.000 por 100 mL de água durante cinco semanas seguidas. Nos últimos boletins divulgados pelo instituto, o índice oscilou para 111, depois 690 , para 50 e ficando em 20 nos últimos 15 dias seguidos, como apontou o boletim deste sábado (17).
Dos 51 trechos das praias, lagoas e rios analisados pelo instituto, dois deles continuam com níveis de coliformes acima do permitido, sendo o Nísia Floresta / Foz do Rio Pirangi e Parnamirim / Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium).
A avaliação do órgão sobre a balneabilidade das águas analisa a quantidade de coliformes encontrados nos trechos e a classificação se dá com base em normas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O resultado leva em consideração o histórico de cinco semanas de análise, e se caso dois ou mais desses resultados possuírem mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água, a praia é classificada como imprópria. O documento tem validade de uma semana, quando os trechos são reavaliados e um novo aviso é publicado.