As comemorações estão previstas para durar por quase três meses de festas.
Os turistas que desembarcam no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís (MA), são recebidos com muita festa. O colorido maranhense na decoração e vestimentas, a dança e o ritmo contagiante do Boi Novilho Branco já ditam as boas-vindas antecipadas da intenso do São João do Maranhão 2023, considerado o maior São João do Mundo que começa oficialmente no dia 1° de junho. As comemorações estão previstas para durar por quase três meses de festas.
Também estão previstas ações semanais do Receptivo Maranhão nos dias 2 (sexta-feira), 6, 16 e 23 de junho, sempre das 10h às 16h30. Durante o período junino, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-MA) realiza outras ações por meio do Centro de Atendimento ao Turista (CAT).
A apresentação do Boi Novilho Branco como ação de acolhimento aos turistas no saguão de desembarque do Aeroporto de São Luís faz parte da estratégia do Governo do Maranhão para divulgar a programação do São João 2023 para turistas nacionais e estrangeiros.
“Começamos na sexta-feira e, a cada semana nós estaremos aqui, no aeroporto nos dias de maior fluxo, para receber os turistas que chegam”, pontuou Socorro Araújo.
Além da recepção calorosa com os ritmos e sotaques da cultura maranhense, os turistas são presenteados com matraca e folders com a programa completa do São João.
“Estamos aqui para acolher, para receber todas as pessoas que chegam, para que elas façam a festa do São João conosco. Esta é uma das ações entre tantas outras que nós temos realizado para receber os turistas, para que eles se sintam acolhidos recebidos”, explicou a secretária de Turismo, Socorro Araújo.
Carnaval oficial abre dia 1°– O São João do Maranhão 2023 começa oficialmente nesta quinta-feira (01/06), mas a programação começou bem antes, com as prévias juninas na segunda edição do festejo Maranhão de Reencontros. Em destaque, as manifestações folclóricas, de dança, além de uma grande variedade de comidas típicas, já tradicionais nos arraiais maranhenses.
“O maranhense fala que aqui fazem o maior São João do Brasil, já participei de alguns pelo país e posso falar que nota 10 seria pouco. De 0 a 10, eu dou nota 11 para o São João do Maranhão”, completou o empresário Paulo Vieira.
CAT’s atendem na Capital e no Interior – Os Centros de Atendimento ao Turista funcionam normalmente nas unidade Centro Histórico (sede da Setur-MA e Casa do Tambor de Crioula), Aeroporto Cunha Machado, Terminal Rodoviário, Espigão Costeiro e Ceprama, na capital.
No interior funcionam no Terminal Hidroviário do Cujupe (Alcântara) e nos municípios de Raposa, São José de Ribamar, Imperatriz, Barreirinhas e Tutóia, totalizando 13 CATS em todo o estado.