A operação será realizada semanalmente pela Air France, utilizando o modelo Airbus A320, com capacidade para 170 passageiros.
O Ceará passará a ter uma nova rota internacional a partir de 22 de abril, ligando Fortaleza a Caiena, capital da Guiana Francesa. A operação será realizada semanalmente pela Air France, utilizando o modelo Airbus A320, com capacidade para 170 passageiros. Este será o primeiro voo da companhia saindo do Nordeste com destino a Caiena. Esse será a sexta conexão direta da Air France com Fortaleza, que já conta com 5 voos diretos semanais para Paris.
“Hoje, o Ceará lidera o turismo internacional no Norte e Nordeste, consolidando nosso estado como a porta de entrada do Brasil para turistas estrangeiros. Com a chegada de mais um voo da Air France, impulsionamos ainda mais o turismo internacional, posicionando o Ceará como um destino acessível e conectado ao mundo. Além disso, fortalecemos a cadeia produtiva do setor e geramos mais oportunidades para o nosso povo”, destaca o governador cearense, Elmano de Freitas.
A nova rota foi confirmada pela empresa francesa na sexta-feira (17) e anunciado por Elmano em suas redes sociais. “Seguimos trabalhando para atrair novos voos e, com isso, aumentar ainda mais a movimentação de turistas no estado”, afirmou o governador em seu post.
“Com mais essa rota, o Ceará se posiciona como um destino cada vez mais globalizado, conectado aos principais polos internacionais. Estamos felizes pela parceria com a Air-France, especialmente pela valorização do nosso estado, com diversas operações”, destaca o secretário do Turismo, Eduardo Bismarck.
Os voos se iniciam no dia 22 de abril e acontecerão nas terças-feiras, partindo de Caiena às 13h, e nas quartas, partindo de Fortaleza às 15h, e serão operados em um Airbus A320, com uma capacidade de 170 passageiros, sendo oito na classe Business e o restante na econômica.
Após a escala em Caiena, o voo continuará para Fort-de-France, em Martinica, e Pointe-à-Pitre, em Guadalupe, – ambos territórios de posse francesa – permitindo que os passageiros permaneçam na mesma aeronave de Fortaleza até Pointe-à-Pitre.
Esse novo voo reforça status do Ceará como um hub estratégico de turismo e negócios, consolidando o estado como um dos destinos mais acessíveis e bem conectados do Brasil.
Além de gerar mais oportunidades para o turismo, o novo voo também facilita o acesso ao mercado francês pela América do Sul, gerando novas oportunidades de negócios, intercâmbio cultural e crescimento econômico. Mercado esse que chegou a representar mais de 14% do fluxo de turistas estrangeiros nos três primeiros semestres de 2024, segundo dados da Embratur e da Polícia Federal.
A Air France, fundada em 1933, vem investindo no Ceará ampliando suas operações no estado. Em outubro de 2024, a empresa ampliou o número de voos diretos entre Fortaleza e Paris, que atualmente chegam a cinco por semana. Com o novo voo para Caiena, a companhia passará a operar seis voos na capital cearense.