A Bahia continua a se destacar como um dos principais destinos turísticos do Brasil
A Bahia continua a se destacar como um dos principais destinos turísticos do Brasil, registrando um aumento de 19,2% no setor de turismo em junho deste ano, quase cinco vezes acima da média nacional, que foi de 3,9% no mesmo período. Esse crescimento é resultado de uma série de investimentos realizados pelo Governo do Estado, incluindo melhorias na infraestrutura, qualificação profissional e a promoção dos destinos baianos.
Durante um encontro com jornalistas realizado nesta sexta-feira (16) no Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador, o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, apresentou os resultados positivos do setor. Segundo a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), as atividades turísticas geraram uma receita de R$ 4 bilhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 2023, representando um aumento de 25% em relação ao ano anterior. A contribuição do turismo no Produto Interno Bruto (PIB) baiano também foi ampliada para aproximadamente 4%.
Além disso, os aeroportos da Bahia se destacaram como a principal porta de entrada de turistas estrangeiros no Norte e Nordeste do Brasil, com 45% dos visitantes internacionais chegando à Região pelo Estado. Entre 2021 e junho de 2024, a atividade turística na Bahia gerou 32 mil novos postos de trabalho formais.
Os voos internacionais também têm contribuído para o crescimento. Atualmente, há 19 frequências semanais conectando Salvador a destinos como Lisboa, Buenos Aires, Madri, Santiago e Montevidéu. A grande novidade para 2024 é a inclusão da Bahia como o novo destino global da Air France. “O voo partirá do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, e será operado com o avião mais moderno da companhia, o A350, que está alinhado com a política de sustentabilidade da Bahia”, afirmou Bacelar, que pretende que a rota abra mercados na África, Ásia e Europa.
Outra novidade para o próximo verão 2024/2025 é o início dos voos diretos entre Salvador e Varsóvia, reforçando ainda mais a conectividade internacional da Bahia. Esses incrementos nas rotas aéreas são esperados para atrair ainda mais turistas para o Estado.