Carnatal 2022: 32ª edição começa nesta sexta-feira com blocos de Bell Marques, Nattan e Cláudia Leitte

O Carnatal já faz parte do calendário dos grandes eventos do Rio Grande do Norte.

6 de dezembro de 2022

Reprodução

O Carnatal já faz parte do calendário dos grandes eventos do Rio Grande do Norte. Natal se prepara para receber os foliões na sua 32ª edição. Este ano, serão três dias de folia, 9, 10 e 11 de dezembro.

Além de artistas já consagrados na micareta, como Bell Marques, Ivete Sangalo, Claudinha Leitte, Leo Santana e Ricardo Chaves, a edição 2022 traz novidades para o corredor da folia e camarotes, como o bloco de Anitta, de Nattan e Felipe Amorim. O evento movimenta a economia local, como ressalta os representantes dos setores da hotelaria, bares, restaurantes e turismo. O secretário de Turismo de Natal, Fernando Fernandes ressalta a importância para a cidade.

“O carnatal é uma festa que marca a cidade em todos os aspectos, e claro, sobretudo o turismo. Por ser um evento com mais de 30 anos, consolidado e conhecido em todo o Brasil tem essa representação gigantesca. Temos aproximadamente 35 mil leitos, Natal mantém no segundo final de semana de dezembro uma taxa de ocupação acima da média, em torno de 80%, que é um número fantástico em termos de geração de negócios. E consequentemente, isso não fica só na hotelaria, movimenta também os bares, restaurantes, ubers, enfim na cadeia do turismo que é muito ampla, vai desde a companhia aérea, o combustível que gera imposto (ICMS) para o estado e município. Temos também o comércio, supermercado, boate, o próprio carnatal em si que consomem dentro de seus camarotes produtos da cidade. Em termos de evento, era importante a cidade ter mais duas ou três opções de festas do porte do carnatal para que nós tivéssemos cada vez mais o crescimento da cadeia econômica do turismo”, pontuou o gestor.

“O carnatal traz muitos benefícios, principalmente por que somos uma cidade turística. A ocupação hoteleira melhora significativamente nos dias do evento. O turista se diverte, consome os mais diversos serviços e produtos, fazendo movimentar a economia no estado, gerando emprego e renda para o município”, afirmou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), Abdon Gosson.

“O Carnatal é, reconhecidamente, o maior evento do calendário no Rio Grande do Norte e um dos maiores do Brasil. Isso, claro, reflete em nossa economia de uma maneira muito forte. Vejo que o turismo no estado era um antes e é outro depois do Carnatal. Natal se tornou uma referência em outros estados e países depois da micareta. E isso fez com quem o segmento de hotéis, restaurantes e bares fosse atingido de forma muito positiva. Basta ver que quando se procura hospedagem na cidade em época de Carnatal é muito difícil de achar local”, disse o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN), Habib Chalita.

O gestor completa dizendo que vale lembrar que além dos turistas, as bandas trazem músicos, produtores, técnicos, uma grande equipe que vai não só se hospedar na cidade, mas consumir nos restaurantes da capital.

“Se formos falar do turista, esse aí vem para se divertir mesmo. Além de conhecer nossas belezas naturais, também vai provar da nossa gastronomia e conhecer um pouco das opções de entretenimento dos bares que existem na cidade. O Carnatal se tornou uma verdadeira marca quando se fala em eventos e entretenimento e isso, junto com o setor de hotéis, bares e restaurantes, tem aquecido a economia com a geração de emprego e renda além de gerar impostos”, finaliza Chalita.

Programação do Corredor da Folia

Blocos da sexta-feira (09/12)

Vumbora – Bell Marques

HYPE – Nattan/Felipe Amorim

Largardinho – Claudia Leitte

Bloco do sábado (10/12)

Vumbora – Bell Marques

Bloco da Anitta

Vem com o gigante – Leo Santana

Blocos do domingo (11/12)

Vumbora – Bell Marques

Village – Ivete

Ricardo Chaves – Bicho

COMPARTILHE:


COMENTE: