90% brasileiros querem viajar de forma mais sustentável nos próximos 12 meses

A pesquisa revelou que nove em cada dez (90%) brasileiros dizem que querem viajar de forma mais sustentável nos próximos 12 meses

17 de maio de 2023

Reprodução

A Booking.com lançou uma nova pesquisa focada no turismo sustentável, com informações coletadas de mais de 33 mil viajantes em 35 países, incluindo o Brasil. A pesquisa revelou que nove em cada dez (90%) brasileiros dizem que querem viajar de forma mais sustentável nos próximos 12 meses, enquanto dois terços (67%) afirmam que a crise energética global e o aumento do custo de vida estão impactando seus planos de gastos. Alguns viajantes, no entanto, acreditam que não há como conciliar as duas coisas.

Com o aumento da inflação, esses turistas pensam que devem escolher entre sustentabilidade e orçamento. Apesar disso, quatro em cada cinco (83%) brasileiros acreditam ser necessário agir agora para fazer escolhas mais corretas e salvar o planeta para as gerações futuras – sendo a quarta nacionalidade mais engajada neste quesito, atrás apenas de Quênia, Filipinas e Tailândia, e empatado com a Índia.

No entanto, segundo a Booking.com, isso envolve outro dilema que as pessoas enfrentam quando se trata de serem mais conscientes sobre quando, onde e como viajam: enquanto quase um terço (32%) acredita que o meio ambiente tende a piorar nos próximos 6 meses, 40% acreditam que também haverá uma piora na crise do custo de vida.

Um obstáculo para acreditarem em viagens mais baratas é que 52% dos brasileiros acham que opções de viagem mais sustentáveis são muito caras (alta de 13% em relação aos dados de 2022). Para essas pessoas entrevistadas, combinar sustentabilidade e viagens não é algo urgente quando a preocupação maior é o pagamento das contas. Por outro lado, mais da metade (55%) dos viajantes brasileiros estariam dispostos a pagar mais por opções de viagem com uma certificação sustentável.

Além disso, mais da metade (54%) dos turistas do país gostaria de descontos e incentivos econômicos para fazer escolhas ecológicas (um aumento de 16 pontos percentuais em relação a 2022), enquanto 48% se sentiriam encorajados a viajar de forma mais sustentável se recebessem pontos de recompensa por essas escolhas, que poderiam usar para obter benefícios grátis ou descontos extras em sites de reservas de viagens on-line.

“Embora as viagens possam estar de volta, o aumento do custo de vida e a ansiedade climática levaram a uma maior demanda por opções mais econômicas e ecológicas”, afirma Glenn Fogel, CEO da Booking.com.

COMPARTILHE:


COMENTE: